A Coluna Vertebral e o Pilates

coluna

Por Que a Coluna Vertebral é Tão Importante?

Além de ser responsável pela proteção da medula espinhal, a coluna vertebral é a estrutura responsável pela sustentação do corpo humano, por nos manter em pé e principalmente pelos movimentos dos membros inferiores.

Da mesma forma, prática do Pilates, além de ajudar a melhorar a postura, a flexibilidade e o equilíbrio, também fortalece a musculatura do core e previne possíveis lesões na coluna vertebral. Veja abaixo alguns benefícios do Pilates.

Melhora na Postura da Coluna Vertebral

Os exercícios levam o corpo naturalmente para a posição vertical. Em síntese, isso gera menos gasto de energia para a pessoa conseguir se manter ereta, evitando tensões e devolvendo para a coluna um aspecto mais harmonioso.

Todo o trabalho do Pilates tem foco nos músculos da região abdominal. No entanto, o conjunto de músculos dessa região é que dá toda a sustentação para a coluna. Pois, uma vez fortalecida, essa musculatura aliviará toda a pressão postural.

A princípio, com os estímulos corretos em poucas sessões de Pilates, já é possível perceber os primeiros resultados na reabilitação de uma postura que não está adequada. Assim também, o corpo passa a se mover com mais naturalidade, e a coluna vai adquirindo cada vez mais flexibilidade.

Aumento da Flexibilidade

Ao praticar pilates, alongamos o corpo a todo momento, em exercícios que podem ser estáticos ou dinâmicos. Conforme se alonga os músculos juntamente com outras estruturas do corpo, os movimentos ganham mais amplitude.

Uma vez que, ter dificuldades em encostar os dedos das mãos nos pés, ou sentar-se de pernas cruzadas (“pernas de índio”), a Flexibilidade não vai nada bem. Melhorar essa Flexibilidade também é certamente um dos benefícios do Pilates.

Como o Pilates também ajuda a fortalecer o core, ganhamos mais estabilidade para realizar os movimentos e, assim, os músculos ficam mais flexíveis e elásticos.

Melhora do Equilíbrio Com Pilates

Realizar os exercícios envolve a coordenação de vários grupos musculares ao mesmo tempo, o que resulta no trabalho do equilíbrio do corpo. Por exemplo, você deve praticar algumas posturas apoiando-se em um pé só ou em uma superfície instável.

No entanto, para manter um bom equilíbrio, você deve manter o centro de massa do seu corpo dentro dos limites de estabilidade, controlando a postura sem alterar a base de apoio da coluna. Você pode treinar e melhorar isso com a prática de Pilates.

A falta de equilíbrio gera nas atividades cotidianas a diminuição da qualidade de vida e a dependência de apoios e compensações que alteram a postura, por consequência trará dores e até mesmo poderá levar a quedas.

Aumento da Força do Core

A prática do Pilates pode ajudar a melhorar a força do core por que cada exercício do Pilates tem início pela estabilização dessa musculatura, incluindo sobretudo, abdômen, diafragma, assoalho pélvico, e glúteos.

Ou seja, ao praticar Pilates, também trabalhará o core durante todo o treino! A musculatura do Core (ou Power House) sustenta todo o corpo, e certamente não pode ser esquecida na prática esportiva.

Ao sustentar o corpo, essa musculatura estabiliza a coluna vertebral e a pelve, ou seja, o conjunto de elos e articulações que possibilitam o movimento.

Exercícios de Baixo Impacto São Benéficos Para a Coluna

O Pilates é constituído por uma série de exercícios de baixo impacto que trabalham flexibilidade, força e resistência física. Os exercícios de baixo impacto têm papel importante em manter o condicionamento físico enquanto ajudam a reduzir o risco de lesões na coluna, por exemplo.

Assim, é uma boa atividade para praticar em paralelo a outros treinos mais intensos, por quem é amante de esportes, atleta amador ou profissional.

  • Venha também fazer uma Aula Experimental, pois todo problema detectado evitará problemas futuros na sua coluna.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Comente sobre este assunto

  • Avaliar

Artigos Recentes

Receba novos artigos

Se inscreva em nossa Newsletter

Sem spam, notificaremos apenas sobre novos artigos.

Não perca!

Artigos relacionados

coluna cervical
Coluna
Fernanda Souza

A Coluna Cervical e o Pilates

Por Que a Coluna Cervical é Tão Importante? A coluna cervical é constituída por 7 vértebras pequenas (chamadas de C1, C2, até C7) localizadas no

Leia Mais »
alongamento pilates
Pilates
Fernanda Souza

Aula Experimental

Método Fernanda Souza A aula experimental de Pilates é uma oportunidade única para explorar os benefícios dessa prática de exercícios. Durante essa experiência, você poderá

Leia Mais »